Especialista em Concursos Militares
No Brasil, as escolas militares são sinônimo de estabilidade e disciplina. O Colégio da Polícia Militar (CPM) é uma das opções para quem deseja um futuro promissor para os filhos.
Todos os anos, a instituição abre vagas para novos estudantes. É possível iniciar tanto o Ensino Fundamental II (6º ano) quanto o Ensino Médio (1º ano) no CPM.
Se você quer saber como fazer para ingressar no colégio, esse artigo é para você. Confira as informações mais importantes que separamos sobre as provas e os benefícios de fazer parte do CPM.
O CPM é uma instituição de ensino que compreende o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ano ao 3º ano). O colégio funciona nos três turnos: manhã, tarde e noite. O ingresso dos alunos se faz por meio do Teste Seletivo, conforme o Regulamento Interno do Colégio.
O Corpo docente do CPM é composto por professores bem capacitados, civis e militares estaduais, com formação acadêmica na área em que lecionam.
Os Colégios da Polícia Militar do Paraná priorizam a qualidade de ensino dos seus alunos, procurando despertar nele valores como honestidade, a boa convivência social, além de princípios inerentes à Polícia Militar, como:
Disciplina;
Responsabilidade;
Hierarquia.
Atualmente os Colégios da Polícia Militar do Paraná estão em funcionamento em 7 cidades: Curitiba, Londrina, Cornélio Procópio, Maringá, Foz do Iguaçu, Pato Branco e União da Vitória.
Todos os pais zelam por um bom futuro aos seus filhos. Nesta busca por uma melhor educação, podem se perguntar se colocar as crianças em um colégio militar vale a pena. A resposta fica clara assim que se conhece as várias vantagens desse sistema de ensino.
O Colégio da Polícia Militar, juntamente a outros colégios militares, têm um dos melhores ensinos do Paraná, sendo reconhecido por vários anos consecutivos por sua disciplina, bom ensino e grade de atividades curriculares muito diversa, cheia de opções.
Outro ponto importante a se falar, além da já mencionada qualidade de ensino, é o fato de que é público, ou seja, os pais não vão contar com despesas como mensalidades escolares que, em instituições privadas de mesma qualidade, seriam bem caras. Contando apenas com uma pequena contribuição simbólica para a manutenção do colégio, seu filho estudará em uma das melhores escolas do .
As inscrições para o CPM são feitas a partir de concurso público, desta vez em âmbito estadual, e podem ser feitas pelo site do colégio. As vagas são para entrar no 6º ano do Ensino Fundamental e para o 1º ano do Ensino Médio. Filhos de policiais contam com vagas preferenciais, mas a instituição também aceita inscrições de civis (não-militares).
Em 2022, os Colégios estão ofertando entre 50 e 120 vagas para ingresso ao 6º ano e entre 30 e 70 vagas para ingresso ao Ensino Médio, podendo variar de Colégio para Colégio. De acordo com o que estabelece o Regulamento Interno do CPM, aprovado pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná e pelo Chefe do Núcleo Regional da Educação de Curitiba, priorizando o ingresso de no mínimo 50% do total de vagas aos filhos(as) ou dependentes legais de Policiais e Bombeiros Militares da ativa, da reserva remunerada e reformados da PMPR. Para o CPM de Curitiba, a distribuição é a seguinte:
Ensino Fundamental – 120 vagas
57 vagas preferenciais
57 vagas complementares
3 vagas para Candidatos público-alvo da educação especial - preferenciais
3 vagas para Candidatos público-alvo da educação especial - complementares
Ensino Médio – 70 vagas
33 vagas preferenciais
33 vagas complementares
2 vagas para Candidatos público-alvo da educação especial - preferenciais
2 vagas para Candidatos público-alvo da educação especial - complementares
obs: o termo “preferenciais” refere-se exclusivamente a dependentes legais de Militares Estaduais do Paraná. Para as demais localidades você irá precisar consultar o site do colégio para ter acesso a distribuição e quantitativo.
Reversão das Vagas
As vagas remanescentes devido ao não preenchimento ou devido ao número insuficiente de candidatos classificados na respectiva concorrência, ainda que na primeira chamada, serão preenchidas por suplentes do mesmo nível de concorrência (Fundamental ou Médio), conforme os seguintes critérios de reversão de vagas:
O não preenchimento do percentual de vagas destinadas a candidatos público-alvo da educação especial serão destinadas aos candidatos de concorrência complementar (civis).
Inscrições
Homologação de Inscrições
Divulgação do ensalamento
Realização das provas
Divulgação do Gabarito Preliminar
Recebimento de Recursos
Divulgação do Gabarito Oficial Final e da Classificação dos Candidatos
Matrícula
Divulgação das eventuais chamadas complementares
A prova do processo seletivo para ingressar no CPM segundo o edital:
Ao todo, são 30 questões e e 1 produção de texto
Língua portuguesa: 10 questões;
Matemática: 10 questões;
Geografia e História: 5 questões;
Ciências: 5 questões;
Produção de texto: 1 questão;
O teste para ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental versará sobre assuntos que avaliam conhecimentos apreendidos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, conforme conteúdo programático de disciplinas. Um detalhe importante é que a prova de Produção Textual(Redação), voltou a ser cobrada.
A prova para o Ensino Médio terá um total de 40 questões, sendo elas:
Língua portuguesa: 10 questões;
Matemática: 10 questões;
Geografia: 5 questões;
História: 5 questões;
Ciências: 6 questões;
Produção de Texto: 1 questão;
O teste para ingresso no 1º ano do Ensino Médio aborda assuntos que avaliam conhecimentos apreendidos do 6º ao 9º ano no Ensino Fundamental, conforme conteúdo programático de disciplinas.
A origem do Colégio da Polícia Militar de Curitiba se alinha à Escola de Instituição Primária. Com sede em Curitiba, o Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM) está localizado à Rua José Ferreira Pinheiro, 349, bairro Portão. Foi fundada no quartel da Corporação pela Lei 380, de 31 de Março de 1875, segundo dados do museu da PMPR. Em 7 de agosto de 1959, por meio de Decreto foi criado o Ginásio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar do Paraná.
Em 1966, foi elevado à categoria de Colégio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar. Em 1970, ocorreu a mudança do colégio para a sede da Rua Almirante Gonçalves, 1423, bairro Rebouças.
O Colégio da Polícia Militar se diferencia das demais instituições de ensino por causa de sua filosofia, a escola assume uma pedagogia tradicional, com concepção de sociointeracionista e administração militar. O CPM é um órgão de apoio de ensino diretamente subordinado à Diretoria de Ensino e Pesquisa, que faz parte dos órgãos de direção que compõem o Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná.
Agora que você já sabe tudo sobre o Colégio da Polícia Militar (CPM) não perca tempo estudando sem um rumo.
Se você quer entrar no CPM e deseja se preparar com quem realmente aprova, AGARRE essa oportunidade e estude com o Curso Preparatório Garra/MaisMilitar! O melhor curso preparatório para escolas militares do Brasil.
Nós temos métodos exclusivos, que se aplicados, garantem a sua aprovação a uma carreira promissora e de sucesso.
Nós sabemos que hoje em dia não é fácil encontrar um curso preparatório de excelência e por isso nos destacamos nesse mercado.
Veja o que estão falando sobre nós e faça a escolha certa para o futuro do seu filho(a).
Quer sair na frente e destacar seu filho(a) dos outros candidatos? Clique no botão abaixo e saiba como matricular seu filho ou filha no melhor curso preparatório de Curitiba.
Conheça nosso curso preparatório