Especialista em Concursos Militares
Assim como os outros Institutos Federais, o IFPR nasceu a partir das antigas EPTs (Instituições Federais da Educação Profissional e Tecnológica). O novo modelo foi proposto em 2008 pelo MEC, dentro de uma das medidas do Governo Federal para ampliar a política nacional de educação profissionalizante.
Hoje, os colégios pertencentes à rede estão entre os melhores do país para se estudar. Os campi do IFPR, em especial, têm se destacado em diversos rankings, inclusive do Enem.
Ou seja, se você deseja aumentar as chances de ter um futuro profissional de sucesso, estudar no Instituto Federal do Paraná pode ser uma excelente opção.
Confira, a seguir, tudo sobre a prova do IFPR.
O IFPR é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Foi criado em 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Oito anos após a criação, o instituto conta com 25 campi espalhados pelo estado do Paraná que são:
Assis Chateaubriand
Astorga
Barracão
Campo Largo
Capanema
Cascavel
Colombo
Coronel Vivida
Curitiba
Foz do Iguaçu
Goioerê
Irati
Ivaiporã
Jacarezinho
Jaguariaíva
Londrina
Palmas
Paranaguá
Paranavaí
Pinhais
Pitanga
Quedas do Iguaçu
Telêmaco Borba
Umuarama
União da Vitória
Atualmente, a instituição conta com mais de 26 mil alunos e disponibiliza 43 cursos técnicos presenciais, 11 cursos técnicos a distância, 20 cursos superiores presenciais, 3 cursos de especialização na modalidade presencial e 1 curso de especialização a distância.
No caso do ensino técnico, há duas modalidades disponíveis: Integrado e Subsequente.
Na primeira, o estudante recebe um diploma de Ensino Médio junto a uma habilitação profissional técnica. Já a segunda é voltada apenas ao ensino técnico em si, e só é possível ingressar após a conclusão do Ensino Médio.
O candidato que tiver feito a inscrição e escolhido o curso e o campus desejado, normalmente, irá realizar uma prova.
A avaliação abrange 40 questões objetivas sobre conhecimentos dos anos finais do Ensino Fundamental, além de uma questão dissertativa de Língua Portuguesa.
A prova também está disponível na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O estudante será classificado em ordem decrescente de nota, com base na pontuação dos resultados obtidos na prova do processo seletivo.
Para efeitos de convocação, em primeiro lugar, será considerada a 1ª opção do candidato. A convocação em 2ª opção dependerá da existência de vaga.
Se aprovado no processo seletivo, o candidato deverá entregar a documentação (descrita no edital) no ato da matrícula. Caso não consiga, pode perder a vaga.
Para realizar a prova do IFPR, há poucos requisitos. Afinal, a instituição nasceu com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico no Brasil. Basicamente, o candidato deve:
Ter finalizado o Ensino Fundamental (se tiver se candidatado para a vaga de Integrado) ou o Ensino Médio (para os candidatos da modalidade Subsequente);
Possuir comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
Realizar a inscrição (pelo site ou presencialmente).
Nunca foi previsto em nenhum edital limitações por sexo, idade ou condição física do estudante.
Também é interessante destacar que o Instituto Federal do Paraná destina 80% das suas vagas à inclusão social.
Dessa porcentagem, 60% das vagas são reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, sendo que:
50% são destinadas aos candidatos cuja renda familiar bruta mensal é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.567,50);
50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita.
As outras vagas são destinadas a autodeclarados pretos ou pardos (10%); indígenas (5%) e pessoas com deficiência (5%), que devem ficar atentos a documentações específicas:
Indígenas - devem digitalizar o RANI (Registro de Nascimento Indígena) e/ou Carta de Recomendação; emitida por liderança indígena reconhecida, ancião indígena reconhecido, personalidade indígena de reputação pública reconhecida ou órgão indigenista. Também deve apresentar o Histórico Escolar emitido por escola indígena.
Pessoas com Deficiência - devem digitalizar o atestado ou laudo médico, com a Classificação Internacional de Doenças (CID), além da declaração de que não têm nível superior.
Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.
O curso Integrado prevê que o aluno conclua entre 3 e 4 anos o Ensino Médio com uma habilitação profissional técnica. Já o Subsequente tem a duração de até 2,5 anos.
No site, é possível saber quais campi disponibilizam a opção desejada, a carga horário e os principais conceitos que serão aprendidos nas aulas.
Contudo, é interessante saber que o IFPR disponibiliza cursos em 9 eixos principais:
Técnico em Agricultura
Estudar no Instituto Federal do Paraná é uma experiência repleta de vantagens, tanto para o crescimento pessoal quanto para o profissional.
Para se ter uma ideia, ao final do curso o aluno precisa fazer um estágio obrigatório na área da escolha do curso. É comum que cada campus tenha parcerias com empresas regionais, o que facilita o ingresso no mercado de trabalho.
Mesmo que não seja efetivado na organização em que estagiou, o aluno já sairá do IFPR com alguma experiência profissional, o que é um grande diferencial no momento de buscar por oportunidades.
Outro argumento é que o certificado de curso técnico permite trabalhar em segmentos mais específicos e menos concorridos em relação às vagas de nível médio. Assim, o salário fica geralmente acima das funções de auxiliar.
O grande investimento no desenvolvimento e planejamento de uma educação pública, gratuita e de qualidade é o que faz do IFPR uma instituição de destaque.
De acordo com a classificação feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a escola técnica teve destaque nos anos de 2018 e 2019, conquistando excelentes médias - ainda mais se comparadas às demais escolas do estado do Paraná.
Os alunos também se sobressaem quando prestam vestibular a nível superior, tendo bons desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio.
A seguir, conheça um pouco sobre as raízes do Instituto Federal do Paraná e a contribuição do colégio para o Estado.
Agora que você já sabe tudo sobre o processo seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR), chegou a hora de se preparar para a instituição.
Se você quer entrar no IFPR e deseja se preparar com quem realmente aprova, AGARRE essa oportunidade e estude com o Curso Preparatório Garra/MaisMilitar!
Nós temos métodos exclusivos que, se aplicados, garantem a sua aprovação e uma carreira promissora.
Para saber mais sobre o melhor curso preparatório para escola técnicas, clique no botão a seguir:
Conheça nosso curso preparatório