Especialista em Concursos Militares
Pode parecer desafiador ter que decidir seu futuro logo após o ensino médio. E é fácil se questionar sobre o que fazer, para onde ir, qual a melhor decisão a ser tomada ou até mesmo que carreira seguir.
No Brasil existem diversas Escolas preparatórias para quem quer ingressar na carreira militar, e se você chegou até aqui querendo saber mais sobre a EsPCEx, ou até mesmo decidir qual é a melhor carreira a seguir, esse artigo é para você.
A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), fica localizada na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, e é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), iniciando a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro.
Fundada em 17 de setembro de 1940, a EsPCEx foi criada com o intuito de atender a uma demanda do Exército Brasileiro. Na época, a procura pela carreira militar estava em alta e o Colégio Militar de Porto Alegre – a única escola preparatória que existia no País – estava com a sua capacidade esgotada para receber novos alunos.
O Exército decidiu, então, criar outras escolas preparatórias para atender a grande procura pela carreira das armas. Foi quando surgiu a ideia de inaugurar um colégio em Campinas.
Aos poucos, o colégio foi se firmando como uma referência nacional no ensino militar, ministrando todas as três séries do Ensino Médio até 1990. Em 1991, o Exército passou a realizar apenas a 3ª série do Ensino Médio no local, por considerar esse formato mais adequado à formação dos futuros cadetes.
Esse modelo perdurou por cerca de 20 anos, até 2012, quando a instituição de ensino passou a atender o primeiro ano de formação do oficial do Exército de carreira da linha do Ensino Militar Bélico. Essa é a forma de ensino que perdura até hoje, com uma novidade no ano de 2017: Agora mulheres poderiam ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército.
Nos mais de 70 anos desde sua criação, a EsPCEx abrigou e formou mais de 17.000 alunos, hoje como oficiais de carreira subalternos, superiores e generais, vêm assumindo funções de comando e chefia em Subunidades, Unidades e Grandes Unidades do Exército Brasileiro.
O curso de formação e graduação de Oficiais da Linha de Ensino Militar Bélico acontece em regime de internato pelo período de cinco anos e corresponde ao curso superior de Bacharel em Ciências Militares.
Durante o primeiro ano do curso, o militar em formação será considerado aluno e realizará suas atividades na EsPCEx, em Campinas, no estado de São Paulo. Já o segundo ano de curso ocorre na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no estado do Rio de Janeiro, e o militar em formação recebe o título de Cadete.
Após concluir o curso com aproveitamento, ele será declarado Aspirante a Oficial (Asp) do Exército Brasileiro, sendo-lhe conferida a graduação de Bacharel em Ciências Militares. Durante a realização do Curso na AMAN, cadetes do sexo masculino, poderão optar pelas seguintes áreas:
Infantaria,
Cavalaria,
Artilharia,
Engenharia,
Comunicações,
Intendência
Material Bélico.
Enquanto quem é do sexo feminino deverá fazer a opção entre as áreas de Intendência ou Material Bélico. Essa escolha será subordinada ao rendimento escolar dentro dos percentuais estabelecidos pelo EME, conforme preconizado pelo Regime Interno.
Depois de terminar o Ensino Médio há uma grande dúvida, principalmente quanto a questão financeira, e muitos jovens ficam preocupados com a carreira que decidirão seguir.
De certa forma, investir em uma carreira militar pode ser além de promissor e sim, seguro e estável.
Imagine, receber para estudar. Um sonho? Não. A Escola Preparatória do Exército realmente oferece uma bolsa-auxílio a todos os seus alunos.
Segundo o último concurso de admissão realizado no ano de 2020, com base no edital, a bolsa para alunos durante o período de formação de teoria e prática seria de R$1.044,00 , por mês, e após a conclusão do curso de formação esse valor aumenta para R$ 6.993,00.
É claro, que durante a sua carreira na área militar, depois de formado, esses valores tendem a aumentar de acordo com os cursos e especializações que realiza e as escaladas nas patentes.
É importante mencionar que os alunos recebem assistência médica e odontológica. São oferecidos também alimentação, alojamento, fardamentos, acesso às áreas de lazer e serviços como alfaiataria e barbearia.
Sem mencionar a ótima infraestrutura, tanto da Escola preparatória em São Paulo, como a AMAN no Rio de Janeiro que contam com modernas e funcionais dependências com salas de aulas equipadas com televisão e computador, anfiteatro, biblioteca, salas de informática, laboratórios de química, física e biologia, estande de tiro, além de um parque esportivo com piscinas aquecidas, campos de futebol, pista de atletismo, sala de musculação, quadras poliesportivas, ginásio coberto e pista de treinamento de circuito.
O aluno irá estudar matérias tradicionais, como:
Língua Portuguesa,
Língua Inglesa,
Língua Espanhola,
Física Aplicada,
Química Aplicada,
Cálculo
Cibernética
Além destas, o aluno também poderá estudar Introdução às Técnicas Militares e Treinamento Físico Militar o que poderá ajudar muito e aumentar as chances de ter um bom progresso na carreira militar.
Segundo o último edital publicado, os requisitos para concorrer a uma vaga na Escola Preparatória de Cadetes do Exército são:
Ser brasileiro nato;
Idade entre 17 e 22 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
Carteira de identidade civil ou militar;
Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Se aprovado nos exames intelectuais, o candidato deverá preencher outros requisitos que são fundamentais de seu conhecimento para que não realize as avaliações em vão. São eles:
Se do sexo masculino, ter, no mínimo, 1,60 m (um metro e sessenta centímetros) de altura, sendo que esta limitação não se aplica ao candidato com até 16 (dezesseis) anos de idade, desde que possua a altura mínima de 1,57 m (um metro e cinquenta e sete centímetros) e exame especializado revele a possibilidade do crescimento; se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55 m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura;
Ter concluído a 3ª série do Ensino Médio;
Ser aprovado em todas as etapas do concurso público;
Não ter filho(s) ou dependente(s) e não ser casado ou haver constituído união estável;
Estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e a Justiça Eleitoral;
Se do sexo feminino, não se apresentar grávida;
Não apresentar tatuagens que façam alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou, ainda, à ideia ou ato ofensivo às Forças Armadas.
O Concurso de Admissão tem abrangência nacional, sendo composto por verificações de requisitos intelectuais, de saúde, físicos, psicológicos e documental.
Segundo o último edital publicado para a realização do concurso de 2020, o concurso compõe-se das seguintes etapas e fases:
Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos;
O Exame Intelectual é composto de provas escritas, realizadas em 2 (dois) dias consecutivos e aplicadas a todos os candidatos inscritos, possuindo os seguintes módulos:
Módulo aplicado em um único período de tempo, sem intervalos, composto das provas de:
Português (com 20 questões objetivas e peso 2), de Redação (questão discursiva), de Física (com 12 questões objetivas e peso 1) e de Química (com 12 questões objetivas e peso 1); e
Módulo aplicado num único período de tempo, sem intervalos, composto das provas de:
Matemática (com 20 questões objetivas e peso 2), de Geografia (com 12 questões objetivas e peso 1), de História (com 12 questões objetivas e peso 1) e de Inglês (com 12 questões objetivas e peso 1).
A prova terá a duração de 4 h e 30 min (quatro horas e trinta minutos), em cada dia.
O teste de Redação terá apenas caráter eliminatório e será corrigida por uma banca de professores especialistas que irão atribuir as classificações de “APTO” a todos os candidatos que obtiverem grau igual ou superior a 50,000 e o conceito “INAPTO” àqueles que obtiverem grau inferior a 50,000. O valor dessa fase será de 0 (zero) a 100,00.
Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no EI (classificado e majorado, quando convocado); nesta fase o candidato deverá realizar uma série de exames solicitados no edital que incluem desde testes para drogas até mesmo teste de gravidez para as candidatas do sexo feminino.
Exame de Aptidão Física (EAF): de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI e apto na IS (classificado e majorado, quando convocado);
Os aprovados nas fases acima irão passar por testes físicos. Sendo eles:
Corrida de 12 minutos,
Flexão de braços sobre o solo,
Abdominal supra
Flexão de braço na barra fixa.
Todos poderão tentar por duas vezes e serão considerados APTOS ou INAPTOS. Você pode verificar a tabela de tarefas abaixo:
As tarefas serão realizadas em dois dias consecutivos, estabelecidos os índices mínimos a serem atingidos por cada categoria/gênero.
Avaliação Psicológica (Avl Psc): de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI, apto na IS e no EAF;
A Avaliação Psicológica será realizada de forma centralizada na EsPCEx, na Guarnição de Campinas-SP, e será realizada por intermédio de um Exame Psicológico (EP), que avaliará os seguintes aspectos:
Intelectivo: destinado à verificação das aptidões e habilidades mentais gerais e/ou específicas do candidato em relação aos requisitos psicológicos exigidos para a carreira militar; e
Personalógico: destinados à verificação das características de personalidade e motivacionais do candidato em relação às exigências da carreira militar
Comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado nas fases anteriores, as quais listamos acima. Caso o candidato tenha se autodeclarado negro e classificado dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército(EME), também irá realizar o procedimento de heteroidentificação.
Se você quer entrar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército e deseja se preparar com quem realmente aprova, AGARRE essa oportunidade e estude com o Curso Preparatório Mais Militar! O melhor curso preparatório para escolas militares do Brasil.
Temos métodos exclusivos, que podem garantir a sua aprovação em uma carreira promissora e de sucesso.
Faça a Escolha Certa para o seu Futuro, ingresse na EsPCEx. Assista ao vídeo abaixo e confira como funciona a Academia.
Quer sair na frente e se destacar dos outros candidatos? Clique no botão abaixo e saiba como se preparar.
Conheça nosso curso preparatório